domingo, 29 de março de 2009

Aprecie sem moderação

A flor de passo é uma simbologia que enfeita as capelas(Passos), que são em número de cinco e estão espalhadas pelo centro histórico de Oeiras. A procissão do Bom Jesus acontece todos os anos na última sexta-feira da Quaresma e atrai para a cidade, milhares de romeiros. O blog flor de passo é um experimento intelectual, que contemplará as áreas de folkcomunicação, religiosidade e história, através das diversas manifestações comunicacionais e culturais de interesse público. Seu lançamento vem comemorar um ano de aniversário do livro reportagem "Passos do Bom Jesus - Narrativas de fé" do qual sou um dos autores. Aprecie sem moderação!

Passos de Oeiras

Foto: Adleuza Pacheco

A festa dos Passos acontece há, aproximadamente duzentos anos na cidade de Oeiras, a 317 km de Teresina, e faz parte da liturgia da Semana Santa, que começa na Quinta-feira da Fugida do Bom Jesus, anterior à Quinta-feira Santa (Fogaréu), com celebrações em honra a Bom Jesus dos Passos. Logo às 19h do mesmo dia, a Catedral de Nossa Senhora da Vitória do século XVIII ( primeiro templo regular do Piauí ) é tomada pelos romeiros que assistem à missa da Fugida, expressão que significa a fuga de Cristo para o Monte das Oliveiras.

Antes de encerrar a missa, o sacerdote que preside a eucaristia, celebra a cerimônia do Miserere – salmo 50. Várias vozes entoam estrofes lamuriosas, enquanto o sacerdote incensa e asperge com água benta, a imagem oitocentista do Bom Jesus. Em seguida, a imagem deixa a catedral, coberta por um dossel roxo, acompanhada por uma multidão de fiéis, até a colina do bairro do Rosário, onde fica a igreja de Nossa Senhora do Rosário também do século XVIII. Durante a noite da quinta e dia da sexta- feira, a velha igreja transforma-se no santuário do Bom Jesus ( Horto das Oliveiras ). A fuga simboliza o momento em que Jesus se recolhe para rezar.

Ao meio dia da sexta-feira, reza-se o tradicional Ofício dos Passos, onde os devotos cantam a Paixão e Morte de Jesus. A partir das 17h da sexta de Passos, a procissão inicia. Mais de 30 mil pessoas acompanham a via dolorosa do Bom Jesus pelas ruas históricas da Primeira Capital. Antes de sair, a imagem é colocada no adro da velha igreja do Rosário, onde a personagem Verônica, conhecida em Oeiras por Maria Beú, canta a lamentação do profeta Jeremias: “Caminheiros que passais por este caminho, parai um pouquinho e olhai por favor, se neste mundo existe, uma dor assim tão grande, como a dor de minha dor(...)”.

Assim a procissão deixa a igreja e vai passando em cada Passo – capelas em número de cinco espalhadas pelo centro histórico, enfeitadas com as tradicionais flores de passo. Em cada capela faz-se a benção com água e incenso, canta-se o miserere e mais uma vez a Verônica canta a lamentação, ora em português, ora em latim.

O ponto alto da procissão é o encontro de Bom Jesus com Nossa Senhora das Dores na Praça das Vitórias. Milhares de romeiros ocupam todo o espaço do coração de Oeiras para assistir e acompanhar a imagem secular do Senhor dos Passos. Ao chegar à catedral de Nossa Senhora da Vitória, as imagens de Bom Jesus e de Nossa Senhora das Dores ficam expostas para a visitação e esmolas. Muitos romeiros aproveitam esse momento para agradecer as graças recebidas.

A romaria dos Passos é considerada a maior festa religiosa do Piauí. São cerca de vinte e quatro horas de intensas orações e de manifestações de fé, que fazem parte das cerimônias em honra a Bom Jesus dos Passos de Oeiras.

HINO EM HONRA A BOM JESUS DOS PASSOS – ( Autor desconhecido )

A vós eu venho Bom Jesus/Buscar conforto a minha dor/A dor que mais meu peito sente é ter-vos eu tão pouco amor.Senhor Bom Jesus dos Passos/Senhor eterno e sem fim/Por vossa sagrada cruz/Compadecei-vos de mim.Se foram as minhas culpas/A causa do meu mau fim/Senhor esquecei-vos delas/Compadecei-vos de mim.Não morreste pelos anjos/Nem por nenhum serafim/Sim por mim foi que morreste/Compadecei-vos de mim.No dia em que eu for julgado/Não terei ninguém por mim/Nesse dia então meu Deus/Compadecei-vos de mim.Ó meu Bom Jesus dos Passos/Dai-me na morte um bom fim/Naquela hora mais terrível/Compadecei-vos de mim.