sábado, 13 de março de 2010

Semana Santa de Oeiras

Imagem oitocentista do Bom Jesus/Foto: Orlando Berti


A grande Semana Santa de Oeiras tem início na quinta-feira(25 de março) com a procissão da Fugida do Bom Jesus após missa das 19h, saindo da Igreja Catedral de N. Senhora da Vitória em direção à Igreja do Rosário. No dia seguinte acontece a Procissão dos Passos, tendo como ponto alto o encontro das imagens do Bom Jesus e N. Senhora das Dores na praça das Vitórias. No domingo(28) comemora-se a festa dos Ramos que significa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com bênção dos Ramos e procissão.

Na Terça-feira da Semana Santa(30 de março), celebra-se a Unção dos Enfermos e procissão com o Santíssimo Sacramento.

Quinta-feira Santa(01 de abril), a Igreja celebra a restituição da Eucaristia. Em Oeiras, logo pela manhã(8h) acontece a missa do Crisma( bênção dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais0 na Catedral com participação do bispo Dom Juarez e de todos os padres da Diocese de Oeiras. Na tarde desta quinta-feira iniciam-se as cerimônias, com o Lava-pés na Catedral, onde o bispo diocesano lava os pés de homens simples, a exemplo de Jesus que lavou os pés dos apóstolos como sinal de humildade e caridade cristã.

Logo no início da noite, acontece a adoração ao Santíssimo Sacramento, onde diversos grupos, pastorais e sociedade civil se revezam na adoração e louvor a Jesus Eucarístico. Às 21h acontece a procissão do Fogaréu, acompanhada somente por homens, lembrando a noite em que Jesus foi traído por Judas. Os peregrinos carregam lamparinas nas mãos, representando os soldados romanos procurando Jesus para prendê-lo.

Na Sexta-feira Santa(02 de abril), a partir das 16h, celebra-se a Paixão e Morte do Senhor com adoração da Santa Cruz, Descimento da Cruz e procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro Histórico.

No Sábado Santo(03 de abril), conhecido como Sábado de Aleluia, não se celebra missa. Os atos litúrgicos começam às 22h, com bênção do Fogo Novo, renovação das promessas do Batismo e anúncio da Páscoa.

Na manhã do domingo(04 de abril) conhecido como Domingo de Páscoa acontece o encerramento da Semana Santa com procissão do Senhor Ressucitado e missa da Ressurreição.


SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO - Paróquia N. Senhora da Vitória

24/03 - Quarta-feita

11h30 - Mesa Redonda na Igreja Catedral: "Celebrando a Semana Santa"


25/03 - Quinta-feira da Fugida

19h - Missa na Catedral, seguida de Procissão da Fugida do Bom Jesus até a Igreja do Rosário


26/03 - Sexta-feira de Passos

12h - Ofício dos Passos na Igreja do Rosário

17h - Procissão dos Passos com Sermão do Encontro na praça das Vitórias


28/03 - Domingo de Ramos

08h - Bênção dos Ramos na Igreja Catedral e procissão até a Igreja da Conceição


30/03 - Terça-feira Santa

09h - Missa dos Enfermos na Catedral


01/04 - Quinta-feira Santa

08h - Missa do Crisma na Catedral

16h30min - Missa solene da Ceia do Senhor na Catedral

21h - Procissão do Fogaréu


02/04 - Sexta-feira da Paixão

16h - Celebração da Paixão do Senhor, Descimento da Cruz e procissão do Senhor Morto


03/04 - Sábado de Aleluia

22h - Solene Vígilia Pascal na Catedral


04/04 - Domingo da Ressurreição

08h30min - Procissão de Bom Jesus Ressuscitado

09h - Missa da Ressurreição do Senhor na Catedral