quinta-feira, 6 de maio de 2010

Homens novos para um mundo novo!

Imagem secular do Senhor Ressuscitado - Museu de Arte Sacra Oeiras-PI


A ressurreição de Jesus não constitui um mero acontecimento da História do Cristianismo, que ficou no passado. Marca o início do novo, da novidade revelada pelas Sagradas Escrituras como nos diz o evangelista Lucas: “Por que buscais entre os mortos Aquele que está vivo?” (Lc 24, 5). O Senhor Ressuscitado continua dentro da história, vivo e presente em cada pessoa, no mundo e no desejo de transformação social.

Na pessoa do Ressuscitado somos capazes de superar tudo que divide e ameaça a vida, promovendo o bem e criando homens novos para um mundo novo. Porém, é preciso o compromisso com o reino fazendo crescer o dinamismo da vida contra a ameaça da morte, tão presente no cotidiano de muitos irmãos e irmãs que vivem abandonados pelo poder público e pelos familiares, feridos em sua dignidade de pessoa humana e tratados como esterco de uma sociedade.

A Igreja como comunidade dos que se reúnem fazendo memória do Cristo Ressuscitado, traz a missão e o compromisso na implantação do projeto do Senhor em toda sua totalidade. Através de suas pastorais, grupos organizados, leigos e toda a comunidade cristã, pois “Aquele que está em Cristo é nova criatura. O que é velho passou, fez-se um mundo novo”.(II Cor 5, 17).

Jesus venceu a morte. Esta máxima deve ser vivida e celebrada numa atitude de Páscoa constante, pois a ressurreição é um processo que começou com Jesus e se propagará até conquistar toda a criação. Aquele que celebra a Páscoa do Senhor não é mais permitido viver triste, o amor deve superar a injustiça e o pecado, através dos homens e mulheres de boa vontade.

Nesta Páscoa a Diocese de Oeiras, através da Pastoral da Comunicação (PASCOM) convida insistentemente toda a comunidade cristã e toda a sociedade para juntos celebrarem o Cristo Vivo e Ressuscitado. Na dinâmica da oração e no exercício da caridade, revelando o Cristo nas práticas sociais e denunciando as situações de morte e de injustiças.

Sejamos homens novos para um mundo novo.
Feliz Páscoa!
Pedro Freitas Júnior - Professor e Jornalista

Semana Santa de Oeiras - "Uma imagem vale mais do que mil palavras"












































































































Semana Santa de Oeiras: Terra em missão.




Fotos amadorescas da maior e mais tradicional Semana Santa do Piauí.


Acontece há mais de dois séculos e faz parte da religiosidade do povo de Oeiras. Tem início na Quinta-feira que antecede a Ceia do Senhor, com as cerimônias em honra a Bom Jesus dos Passos, e prossegue até o Domingo da Ressurreição e Páscoa do Senhor.





PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ QUE DOAR A VIDA PELO IRMÃO...