terça-feira, 3 de julho de 2012

Eucaristia: Pão do Céu para a vida do mundo


          
          A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo vem reafirmar o sacramento da Eucaristia como fonte e ápice de toda a vida cristã. Pão consagrado, alimento espiritual que dá vida ao homem. "Eu sou o Pão Vivo descido do céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente. O Pão que Eu darei é a minha carne para a vida do mundo" (...) Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o meu sangue, não tereis a vida em vós. Este é o pão que desceu do céu...; quem come deste pão viverá para sempre" (Jo 6,51,58).
          A Eucaristia condensa e expressa o amor de Cristo. Como nos diz Dom Benedito Beni, bispo da diocese de Lorena, participar do banquete eucarístico implica o compromisso de gastar a própria vida no serviço e na dedicação ao irmão. Quem participa da Eucaristia deve assumir a responsabilidade para com a vida humana desde a sua origem, no ventre materno, até o seu fim natural. Seja a vida que nasce plena e forte, seja a vida que nasce frágil e pobre.
          Celebramos a festa do Pão sem fermento. O pão da retidão e da verdade, fundamentos do homem novo(Ef 4,23-24). É a presença sacramental de Jesus que se entrega oblativamente para que em nós a retidão, a verdade e a justiça do Reino aconteçam no mundo. O Cristo Sacramentado nos convida a todo instante para o banquete eucarístico, para abraçarmos em comunhão com Ele e com a Igreja a missão de evangelizar, promover a justiça, de levar a sua mensagem de amor e misericórdia aos confins da Terra, pois a Eucaristia é o pão da unidade.
           Comungando do Corpo de Cristo, estamos comunicando ao mundo que estamos unidos ao Senhor e a sua Igreja, discípula e missionária, sendo sinais de conversão e santidade, pois é desejo de Deus que sejamos homens e mulheres que buscam as coisas do alto, dando testemunho de fé em todas as circunstâncias e ocasiões, sendo mensageiros da paz.
           Aprendamos com Maria, a mulher eucarística, contemplar e celebrar esse augusto mistério, verdadeiro alimento espiritual, pão do céu para a vida do mundo.