sexta-feira, 8 de julho de 2011

Igreja: Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo

A Igreja nascida com a Ressurreição de Cristo se manifesta ao mundo pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes. É ao mesmo tempo, o Corpo de Cristo e o Templo do Espírito Santo, como nos mostra o livro dos Atos dos Apóstolos. A Igreja que nasceu Católica em Pentecostes, porque nasceu missionária, é levada por meio da missão a todos os confins do mundo como nos diz Jesus no Evangelho de Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”(Mc 16,15).

A nossa Igreja Católica não nasce de baixo, nasce do alto. Ela é graça, dom de Deus, ela não existe sem o Espírito Santo. A assembléia de apóstolos reunidos no cenáculo constitui-se como Igreja, no dia de Pentecostes, pois todos aqueles que "estavam juntos no mesmo lugar" (Atos, 2,1), "ficaram repletos do Espírito Santo" (Atos, 2,4).

E impulsionados pela Graça de Deus, espalharam a Boa Nova de Jesus, deixando seguidores e discípulos que deram continuidade à missão que Cristo confiou, atualizada por cada sacerdote, religiosa e batizado.

Diante dos desafios do ser missionário, é preciso que todo aquele membro da Igreja, seja um propagador da missão de Jesus, dando testemunho de fé e caridade na família, na sociedade e diante das situações que marginalizam o ser humano, colaborando para a implantação do Reino de paz e amor entre os homens, pois tudo que a Igreja, que somos todos nós, anuncia, testemunha e celebra é graças ao Espírito Santo.

São mais de dois mil anos de trabalho apostólico, toda uma história de luta para fazer presente o Reino de Deus aqui na terra, que não terminará até o fim do mundo, pois Jesus antes de partir no-lo prometeu: "...eu estarei convosco, todos os dias até o fim do mundo" (Mt, 28,20).

Editorial Informativo O Diocesano nº 12