sábado, 16 de maio de 2009

São só sinais... o Espírito Santo é paz!




"Vinde Espírito Santo nossas almas renovar e nos peitos que criastes, dons celestes derramar".



A espiritualidade deve ser constantemente fermentada, através da busca constante do elo de ligação com aquilo que acreditamos. É diante da crença que somos capazes de transformar sentimentos e realidades e nos tornarmos seres humanos transformados, crentes no outro e crentes no mundo.

O Divino Espírito nos revela isso, quando promovemos o bem e não damos espaço para que o ódio seja o discurso e a nossa bandeira de vida. A partir do ódio, as relações são conduzidas pelo sopro da vingança e não pelo sopro do Espírito, com atitudes que celebram a perseguição, a disputa exacerbada e o ódio pelo ódio.

É preciso perceber se estes sinais estão presentes com toda a sua intensidade, dentro da gente e em nossas atitudes, pois de nada adianta celebrar o Divino se o coração não comunica a boa nova do Paráclito, e se a nossa presença for uma mistura de farisaismo e hipocrisia.

O Iluminado e Aquele que ilumina, comunica a todo instante, que Deus é amor. Portanto, precisamos nos decidir pelo amor. Amor por aquilo que fazemos, pela profissão, pelo o que acreditamos, pelos filhos, pelos amigos, por nós mesmos, sem paixões exageradas e sem a auto promoção vazia e ridícula.

E sem dúvida o discernimento é algo primordial para a análise e reflexão de nossas atitudes. Os sinais do Divino estão em todos os cantos, despertando-nos para as situações dolorosas que acontecem em nossas casas, no ambiente do trabalho muitas vezes hostil. Nos bairros pobres e periféricos, onde existem outros sinais que retratam a marginalidade e o desprezo pelo outro.

Ao celebrarmos o Divino que tenhamos em mente, que ninguém vive de aparência, pois o Espírito Divino conhece o nosso íntimo. Vestindo vermelho e pagando promessas, só serão válidos se forem feitos com sinceridade e com mudança de atitude, pois o Espírito Santo é mais, o Espírito Santo é paz.

Coroação do Divino

Imagem do Divino, século XIX - Arquivo FNT


"Um dos grandes sinais de amor do Espírito Santo por você
é morar em seu coração".

As festividades do Divino Espírito Santo terão início no próximo dia 24 de maio aqui em Oeiras, dia da Ascensão do Senhor. A missa da Coroação do Divino acontecerá na catedral de Nossa Senhora da Vitória às 9 horas, seguida de cortejo e procissão.

Logo à noite do mesmo dia, na missa das 19 horas na igreja da Conceição, acontecerá o tradicional sorteio da família que será agraciada, com a presença da imagem do Paráclito durante um ano.

As celebrações acontecerão até o dia 31 de maio com a festa de Pentecostes, com missas e peregrinações ao Santuário do Divino.
Acompanhe o blog flor de passo, que dará destaque especial à esta manifestação da cultura popular.

Abrasai em divinas chamas

foto Adleuza Pacheco


Oh! Vinde em nós Espírito Santo

Do céu vossa luz nos mandai

Oh! Vinde inspirar nosso canto

E nossa frágil fé e confiança animai


Abrasai em divinas chamas

Inflamai em celeste ardor

Os nossos corações e almas

Do mais ardente e do mais puro amor


Oh! Vinde, rico pai dos pobres,

E dos fracos reparador

São débeis sem vós os mais fortes

De todos sois amparo Pai e Protetor


Hino processional do Divino - Religiosidade oeirense.