domingo, 27 de novembro de 2011

A Igreja em estado permanente de missão


                                             
     O sentido primordial da missão é e sempre será o mandato missionário que Jesus Cristo deu aos apóstolos e discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”(Mc 16:15). É um ato de obediência fundamental que a Igreja deve prestar, até o fim da história, fazendo acontecer o Reino de Deus aqui na Terra.
     A Igreja é toda missionária, pois coloca-se a serviço da evangelização e é enviada a pregar a Boa Nova de Jesus a toda criatura. Trata-se, portanto, de suscitar, em cada batizado, e em cada forma de organização eclesial, uma forte consciência missionária levando o discípulo missionário a sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades, para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo.
     Nas Sagradas Escrituras, a missão está intimamente relacionada à história da salvação, ao desejo de Deus de "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade."(ITm 2,4). Colocar a Igreja em permanente estado de missão é dar a tudo que se faz um sentido missionário, estabelecendo atitudes que ajudem todos os batizados a se reconhecerem missionários. Numa atitude de conversão diária, testemunhando as maravilhas de Deus, na vivência do dia a dia, pois as palavras comovem, mas são os testemunhos que arrastam.
     Os mensageiros de Jesus Cristo são antes de tudo, testemunhas de tudo que viram, encontraram e experimentaram. Inclusive, a força evangelizadora dos Apóstolos foi o testemunho da presença do Ressuscitado: “nós vimos e ouvimos, e o que vimos e ouvimos a vós anunciamos” (At 4,20). Essa fé herdada dos discípulos é a certeza de que Ele vive e está no meio de nós, convocando cada irmão e irmã a defender a vida, lutando contra as forças da morte que assolam a sociedade.
      O compromisso com a justiça é parte indispensável do processo de evangelização. A defesa dos direitos humanos, da dignidade da pessoa, não é oportunismo ou modismo, mas sinal de fidelidade e de autenticidade da missão evangélica da Igreja. É preciso lutar contra os males que vem destruindo as famílias, os jovens, marginalizando a sociedade através da corrupção e relativizando a fé, pois quem é cristão de verdade não pode compactuar com as injustiças do mundo.
      A Diocese de Oeiras faz um grande chamamento a todos os consagrados, religiosas, leigos, grupos, organismos e pastorais que compõem a diocese para serem cada vez mais discípulos missionários, gastando os dons oferecidos por Deus a cada um, consumindo a vida pela causa do Evangelho em atitude permanente de missão.
     Que a Virgem do Rosário, primeira discípula missionária, interceda pela Igreja de Cristo e por todos os operários da messe do Senhor. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
EDITORIAL  -  INFORMATIVO "O DIOCESANO"