quinta-feira, 7 de março de 2013

Viver a experiência quaresmal




          Estamos vivendo um tempo litúrgico de conversão, um convite que a Igreja faz a todos os cristãos. Tempo forte de oração, jejum e atenção aos necessitados, uma possibilidade que cada um tem de preparar-se para a Páscoa. Fazendo um exame de consciência da própria vida, confrontando-se de maneira especial com a Palavra do Senhor, que ilumina o itinerário cotidiano, na vivência do amor misericordioso de Deus.
      Viver a experiência quaresmal é produzir frutos de conversão, alimentando a alma através da espiritualidade, deixando hábitos antigos e destruidores, na prática constante de promover o bem e a justiça. Vivenciar tais práticas é necessário, pois o mundo vem dando sinais de que está doente, carente de amor e perdão, repleto de egoísmo e de pessoas vazias, que precisam abrir as portas do seu coração, dando livre acesso ao Senhor Jesus.
          Não podemos esquecer que precisamos buscar a humildade, reconhecendo a nossa pequenez como nos diz a Palavra de Deus: Não esqueça que somos pó e ao pó vamos voltar (Gn 3, 19). Precisamos fazer uma profunda interiorização desse versículo, para assim vivermos a Quaresma, não somente como uma tradição ou preceito, mas porque desejamos uma conversão sincera, um encontro pessoal com Jesus.
        Que nesta Quaresma, refletindo a Campanha da Fraternidade que tem como tema: Fraternidade e Juventude, e o lema: Eis-me aqui, envia-me (Is 6, 8); possamos juntamente com a juventude encontrar soluções para os inúmeros problemas que vem ceifando o jovem em nosso país. Recolocando- o na posição de ouvinte da Palavra e de protagonista da história.
         Com o auxílio de Maria Santíssima nossa companheira nesse retiro quaresmal, sejamos animados na fé e confiança no Deus da Ressurreição.

EDITORIAL O DIOCESANO 20
Pedro Dias de Freitas Júnior