segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pentecostes em Oeiras

A Igreja Católica celebra o dia de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa do Senhor. Uma dasmais importantes festas móveis do calendário litúrgico, também chamada de Festa do Divino. Em várias partes do mundo,as comemorações são feitas com muita pompa expressando a religiosidade popular, antecedidas de peregrinações ou peditórios destinados a arrecadar recursos para o grande dia.


A Festa do Divino tem sua origem atribuída a uma promessa feita, ainda no século XIV, pela rainha Dona Isabel de Aragão, casada com Dom Dinis de Portugal,ao invocar o Paráclito em favor da pacificação dos conflitos familiares que punham em risco a própria unidade do reino. Com o tempo espalhou-se pelas colônias portuguesas e pelo mundo Ibérico, atualmente é considerada uma festa universal e de grande valor simbólico.


Chegou ao Brasil no século XVIII trazida pelos padres jesuítas que aqui fincaramas raízes do catolicismo.Em Oeiras, cidade eminentemente católica, presta devoção ao Divino Espírito Santo há mais de 200 anos, de forma entusiasmada, com novenas, louvores, procissões e a oferta do "Boi do Divino" aos pobres.


Neste ano a festa foi patrocinada pela família de Noé da Costa e Sousa(in memorian) que organizou o cortejo fazendo alusão à corte imperial. A família sorteada para abrigar a imagem do Divino(2010 - 2011) foi a família do senhor Francisco Rêgo que recebeu a imagem com emoção e festa.