quarta-feira, 10 de junho de 2009

Arte e Divino

Custódia de ouro - século XVIII
(Acervo da Catedral de N. S da Vitória - Oeiras PI)

Diante desta magnífica relíquia que mistura arte e divino, todas as palavras e idéias ficam vagas e difíceis de serem expressadas. Portanto, adoraremos e contemplemos.


Tão Sublime Sacramento...

Procissão de Corpus Christi - Arquivo FNT

Tão Sublime Sacramento
Adoremos neste altar
Pois o Antigo Testamento
Deu ao Novo seu lugar
Venha a fé por suplemento
Os sentidos completar
Ao eterno Pai cantemos
A Jesus o Salvador
Ao Espírito exaltemos
Na Trindade eterno amor
Ao Deus Uno e Trino demos
Alegria do louvor
Amém!

Hino oficial ao Santíssimo Sacramento
Liturgia da Igreja

Corpo de Deus

Custódia de ouro - semelhante à Custódia que faz parte do acervo sacro da Catedral de N.S da Vitória - Oeiras PI




A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo está no século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de "contemplar" as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais para "verem" a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia.

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

Em Oeiras a solenidade do Corpo de Deus, como é conhecida, é celebrada durante todo o dia da Quinta - feira. Com adoração ao Santíssimo Sacramento, arrumação e organização das ruas por estudantes e professores da rede pública e privada de Ensino, dando o sentido de partilha e união à solenidade religiosa. A missa está prevista para as 16h na Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Em seguida acontece a procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo da Catedral, passando pela Igreja da Conceição, terminando na Doce Colina, onde fica a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.