sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

EM CRISTO SOMOS NOVAS CRIATURAS



O Natal é festa, momento especial para cada um assumir pessoalmente a salvação que entrou no mundo, por intermédio do menino Jesus. O cristão que reconhece Jesus através do encontro pessoal com Ele, reflete a vida nova com Deus, uma vida missionária, repleta de atitudes de fé e de caridade para com o próximo.

Jesus desde sempre quis para nós uma vida abundante, como mesmo declara: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”(Jo 10,10); é por isso que Ele veio morar entre nós, para trazer a sua boa nova e ensinar a humanidade o caminho do amor e do perdão. Para tanto é preciso buscá-lo diariamente e saber encontrá-lo nas alegrias e nas dores, nos irmãos sofredores, naqueles que vivem abandonados pelas famílias e nas diversas situações que oprimem o ser humano e ferem sua dignidade.

Com Jesus nos tornamos homens e mulheres novos, como está escrito nas Sagradas Escrituras: “Aquele que está em Cristo é nova criatura. O que é velho passou, fez-se um mundo novo”.(II Cor 5, 17). Assim revestidos da Graça de Deus somos capazes de transformar todas as situações de morte, fazendo acontecer em nossos lares, no ambiente de trabalho, na Igreja e na sociedade o projeto de Deus.

É possível fazer deste tempo de Natal, um tempo de luz, oração, conversão e solidariedade. Que não sejamos envolvidos pela mentalidade consumista, agregada aos valores do ter, mas compartilhemos o pouco ou o muito que temos com os irmãos e irmãs.

O Menino Jesus nasceu numa gruta, entre os animais e na mais completa pobreza, para ensinar a todos os homens e mulheres da Terra que somente um coração despojado é que Deus pode fazer morada.

Aprendamos com Nossa Senhora da Luz, a seguirmos os caminhos do Emanuel, “Deus conosco”, sempre como mensageiros e comunicadores da Boa Nova do seu filho Jesus. Que Ele dissipe todas as trevas do nosso coração e da nossa vida e dê paz ao mundo.

Um Santo Natal e um Ano Novo repleto de bênçãos.

*Pedro Dias de Freitas Júnior é professor de História, Jornalista, conselheiro da FNT e membro do IHO.