sexta-feira, 4 de março de 2011

Eis o tempo favorável

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, onde a Igreja prepara os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os cristãos são convidados a uma experiência de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. É um retiro espiritual voltado a reflexão, onde cada um recolhe-se na oração e penitência. É o período de quarenta dias que antecedem a festa da Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.

Celebrar este tempo de conversão é, portanto, reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor da vida do povo. Como o povo de Israel, que andou quarenta anos no deserto antes de chegar à terra prometida. Como Jesus, que passou quarenta dias de retiro no deserto antes de anunciar a vinda do Reino. Que subiu a Jerusalém para cumprir a missão que o Pai lhe confiou: dar a sua vida e ser glorificado.

A Igreja propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias da vida de um cristão, que deve buscar o Reino de Deus, lutando para que exista justiça, paz e amor em toda a humanidade.

Todo cristão é convidado a mergulhar na espiritualidade quaresmal, tempo privilegiado de graça. Um convite à conversão e a santidade, como aponta as Sagradas Escrituras: “ Vos exortamos a que não recebais a Graça de Deus em vão, agora é o tempo favorável. Agora é o dia da salvação.” (2 Cor 6, 1 – 2). É preciso aproveitar este tempo para um encontro pessoal e decisivo com Nosso Senhor, pois é um tempo de Graça e não podemos deixá-la passar.

Durante a quaresma, aproveitemos todos os momentos. Comecemos o dia fazendo a oração pessoal; se formos trabalhar ou estudar, antes de sairmos de casa, façamos a leitura do Evangelho do dia, reflitindo as palavras no nosso cotidiano. Participemos da Missa diária, se for possível, sempre no exercício do jejum e da abstinência, da esmola e da caridade, princípios essenciais de nossa fé, para sermos pessoas melhores, proporcionando o bem a todos os irmãos e irmãs.

Iluminados pelo o Espírito Santo, façamos deste tempo favorável, um período de avaliação de nossas opções de vida, corrigindo os erros e aprofundando a vivência da fé, abrindo-nos a Deus, aos outros e realizando ações concretas de fraternidade e solidariedade frutos da Ressurreição do Senhor.


Pedro Dias de Freitas Júnior é professor de História, Jornalista, membro do IHO e conselheiro da FNT

Coletiva de lançamento da CF 2011

Dom Juarez e a imprensa local na coletiva da CF 2011

Nesta manhã de sexta-feira (04), Dom Juarez Sousa recebeu a imprensa local na Casa João Paulo II para o lançamento oficial da CF2011 na nossa Diocese. No evento estavam presentes: Paula Holanda (portal terrapiaui), Lameck Valentim (portal muraldavila), Wellington e Rogério Silva (portal integração) além da rádios FM Educativa Cristo Rei e Rádio AM Vale do Canindé.


Na ocasião Dom Juarez apresentou o tema "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto" e convidou os fiéis para “olhar os males do nosso modo de viver no planeta terra. E acrescentou ainda que esta é a hora de acolhermos informações, transformá-las em conhecimento e mudarmos nossas práticas agressivas com relação no que diz respeito à convivência com a natureza para que o planeta terra seja sempre habitável”.


No momento o padre Julielmo Castelo Branco pároco de Santa Rosa e assessor da equipe de campanhas diocesana lembrou que estamos nos aproximando do tempo quaresmal, ocasião que a igreja oferece como instrumento de conversão a campanha da fraternidade e que esse ano de maneira especial nos proporciona uma reflexão sobre a vida no planeta terra.

Fonte da notícia: Pascom