sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Juventude: vocação para a liberdade



Jornada da Juventude com o Papa em Madri - Espanha 2011

A vida e a liberdade são presentes de Deus para a humanidade. É a força do amor de Deus que gera e mantém a vida, construindo no seio da sociedade uma juventude esperançosa e fecunda, criativa e sonhadora, na busca do sentido da vida e o que fazer no futuro.

O jovem busca um sentido vocacional a partir das opções grupais e pessoais. É a busca do sentido, que não se encontra nas instituições burocratizadas, mas nas experiências subjetivas. É necessário proporcionar experiências que vão dando sentido para a vida dos jovens.

No contexto da modernidade é importante ajudar o jovem a perceber a diversidade dos valores da Igreja e da Sociedade e ajudá-lo nas escolhas de forma consciente e madura. Por outro lado há a necessidade de garantir alguns valores cristãos, como instrumental de ajuda, para no exercício de sua liberdade, proporcionar um crescimento integral.

A Igreja precisa do jovem. O mundo precisa do jovem. A juventude é a esperança deste presente que vivemos e o seu entusiasmo e alegria contagiam o mundo, irradiando a esperança que vem do Senhor, pois “Em Cristo somos livres”(Gl 5,1).

O próprio Papa nos exorta para esta missão: "Descei para o meio de vossos jovens e chamai-os". O jovem precisa ser visto como uma presença, um ser, uma pessoa, um mistério a ser contemplado e celebrado, vivendo as riquezas da vida com equilíbrio, para que o prazer não se transforme em obrigação, doença ou prisão.

A sociedade, a família, os poderes constituídos, precisam valorizar a juventude nas suas capacidades e possibilidades, respeitando a autenticidade de cada um e ensinando o jovem a viver com os pés no chão, pois quem ama ensina o outro a ser ele mesmo; não reprime, coloca limites sem provocar traumas; garante a liberdade de filhos e filhas de Deus.

A Igreja abre as portas para a juventude, e espera contar com sua alegria e entusiasmo como nos diz o Papa Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude em Madri(Espanha), que aconteceu no mês de agosto de 2011: “Levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais!”

Diante do chamamento de Sua Santidade, é preciso que o jovem esteja cada vez mais consciente de sua vocação e responsabilidade diante do mundo no exercício da liberdade plena e verdadeira, colaborando com seus dons e aptidões, para que tenhamos homens novos para um mundo novo, pois ser jovem é assumir a vida como missão.