quinta-feira, 5 de maio de 2011

Milhares de fieis participam da Semana Santa em Oeiras

Procissão do Senhor Ressuscitado

Procissão do Bom Jesus dos Passos

A tradicional Semana Santa em Oeiras, que acontece há mais de dois séculos, atraiu este ano milhares de fiéis vindos de todas as paróquias da Diocese. Filhos ausentes que residem em outras cidades, na capital Teresina e fora do Estado participaram com fervor e entusiasmo das cerimônias da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. As celebrações tiveram início na Quinta-feira, 14 de abril, com a procissão da Fugida do Bom Jesus, encerrando no Domingo de Páscoa(24) com a Festa da Ressurreição do Senhor. O evento religioso realizado pela Diocese de Oeiras e Paróquia Nossa Senhora da Vitória, usou como tema central: “Fé, Tradição e missão” e como lema: “Todos em missão para a vida no planeta”.

A Semana Santa em Oeiras é a mais antiga e concorrida festa religiosa do Piauí, e todo ano arrasta uma multidão de peregrinos para a Primeira Capital do Estado. São momentos de muita comoção popular evidenciados principalmente na Procissão do Bom Jesus dos Passos, que este ano contou com a participação de aproximadamente 45 mil romeiros, rezando e pagando promessa. A procissão acontece na sexta-feira anterior a Paixão e antecipa o ciclo da Semana Santa dos oeirenses.

Segundo o professor de História e Jornalista Pedro Freitas Júnior, a Semana Santa tem início oficialmente no Domingo de Ramos, momento festivo que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em Oeiras durante a manhã do domingo(17), os romeiros do Bom Jesus ainda presentes na cidade, participaram da distribuição dos ramos na Igreja da Conceição e em seguida acompanharam a procissão em direção à Catedral de Nossa Senhora da Vitória, onde o bispo Dom Juarez presidiu a Missa Solene dos Ramos. “Durante a Semana Santa os católicos estiveram presentes nos eventos e cerimônias religiosas, como a Missa dos Enfermos, do Crisma, a cerimônia do Lava-pés e Missa da Ceia do Senhor, a celebração da Paixão, a Vigília Pascal e Ressurreição de Jesus, sempre com grande participação popular”, disse Pedro Júnior.

Na Quinta-feira Santa(21) a partir das vinte e uma horas, sem a iluminação elétrica, os peregrinos formaram um cordão de luzes, na expressiva Procissão do Fogaréu. Uma procissão realizada somente por homens com velas e lamparinas, representando os soldados romanos em busca de Jesus para prendê-lo. Os romeiros percorreram as ruas e becos históricos pedindo perdão e recitando o terço. Na Sexta-feira da Paixão do Senhor(22), após a cerimônia no interior da Catedral, os fiéis localizados no adro da Igreja e na Praça das Vitórias, acompanharam o Descimento da Cruz e procissão do Senhor Morto fazendo memória da Paixão e Morte de Jesus. Ainda no Sábado de Aleluia(23) muitos populares estiveram presentes na vigília Pascal e logo na manhã do domingo(24) a imagem do Cristo Ressuscitado percorreu as principais ruas do Centro Histórico, retornando à catedral para a solene missa da Ressurreição.

Para o Pe. Kleyton, Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a Semana Santa é o ponto alto da vida do Cristão que faz Memória da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, aprendendo a carregar a cruz de cada dia, com esperança e denunciando as agressões ao ser humano e ao planeta, vivenciando a experiência do Cristo Ressuscitado. “Durante toda a quaresma e Semana Santa refletimos a presença de Deus em toda a sua criação ameaçada pela degradação do meio ambiente, para juntos com fé e coragem, lutarmos pela vida em nosso planeta, que é missão de todos nós, como nos motiva a Campanha da Fraternidade”, concluiu Pe. Kleyton.

Segundo o Bispo Dom Juarez Sousa, a Semana Santa caracteriza o aspecto missionário do povo desta terra, que através da tradição e da fé fazem história, sempre impulsionados pela presença de Jesus Ressuscitado. “É preciso tornar essa fé cada vez mais viva e atuante, saindo do comodismo, participando de grupos, movimentos e pastorais da Igreja, engajando-se como leigos missionários na construção de um mundo onde brilhe a presença do Cristo que Vive e Reina para sempre”, disse Dom Juarez.

A Semana Santa contou com a presença do Bispo Dom Juarez, que presidiu todas as cerimônias, do Pe. Kleyton, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, dos padres Cícero, Wellinstone e Clodomiro que proferiram respectivamente o Sermão do Encontro, do Fogaréu e do Descimento da Cruz, além do Diácono Mário Júlio da Diocese de Niterói(RJ) e de todo o clero da Diocese de Oeiras, que animados pela presença do Cristo Ressuscitado foram canais da Graça de Deus para os milhares de romeiros que estiveram presentes nas cerimônias religiosas.

Matéria de capa do informativo O Diocesano.