sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ele veio curar os nossos males



A celebração do Natal recorda-nos a surpreendente proximidade de Deus em relação aos homens; o Filho de Deus veio ao mundo para estar próximo de cada pessoa e para revelar-lhe humanamente o amor de Deus. O Natal nos traz um clima geral de serenidade e paz, de alegria e de fraternidade, justamente porque nos sentimos mais próximos de Deus, amados por Ele e “salvos” de nossas limitações e preocupações diárias.  Diante de um mundo repleto de males e mazelas sociais, precisamos compreender a mensagem do Menino Jesus, que nascendo na mais completa pobreza, veio iluminar nosso viver e sarar nossas feridas.

O ponto de partida para a superação dos nossos males é o encontro pessoal com Jesus, para o conhecimento do projeto do Reino de Deus. Este conhecimento nos revela o que de fato pode construir a felicidade humana e qual o caminho para a sua perfeição. Este conhecimento nos revela no sentido mais profundo da palavra quem somos, quais os elementos que verdadeiramente nos trazem a felicidade e quais as causas das nossas feridas.

O Natal ilumina todas as almas crentes, por que: “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz... um Menino nasceu, um filho nos foi dado, a soberania repousa sobre os seus ombros e Ele se chama Conselheiro Admirável, Deus Forte, Príncipe da Paz”. (Is 9, 1-7). Portanto, precisamos anunciar a vinda de Jesus, expulsando do nosso coração e do mundo que nos rodeia tudo o que é treva, só assim estaremos com o Menino Jesus, sarando as feridas do seu povo.

Queremos com Maria, José e os pastores, com os reis Magos e toda a multidão de anjos adorar ao Senhor que vem nesse Natal. Deixemos que a luz deste dia se propague em todos os lugares; entre nos corações dos homens e mulheres, ilumine e aqueça as famílias, traga serenidade e esperança às nossas cidades, e dê paz ao mundo, pois o Menino Deus veio para curar os nossos males, tornando-nos mensageiros da sua boa nova.