domingo, 25 de maio de 2014

Celebrar a Páscoa é mudar de vida


“Oh noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!” (Proclamação da Páscoa)

 A ressurreição de Cristo, sinal de que a vida venceu a morte, afirma a eficácia do seu ato de salvação. Sua vida e atitudes nos oferecem um exemplo que vale a pena ser seguido. É um forte chamado à conversão e um convite à mudança de vida, desnudando o nosso ser de tantas práticas velhas, dos “pecados de estimação”, da vida repleta de vícios e exageros, do homem e da mulher velhos, desanimados e sem esperança. É tempo de ressurreição, de aprender de Cristo e com Cristo a oportunizar cada manhã um novo dia repleto de atitudes missionárias, procurando viver em comunidade, utilizando a linguagem universal do amor caridade e fazendo a vontade de Deus.

A Bíblia ensina o que é a vontade de Deus e que atitudes são condizentes com os valores cristãos: Chama a uma conversão de coração, e não a uma adoração da boca para fora; chama a lermos os “sinais dos tempos”, ou seja, aquilo que acontece em nossa realidade, sobretudo com os mais pobres; chama a vivermos na liberdade de filhos e filhas de Deus, sem apego a formalismos que impedem a vida; chama a fazermos a sua vontade, para que não sejamos escravos dos “mandamentos dos homens” e da dominação dos poderes do mundo.

É preciso celebrar a Páscoa renovando a graça do batismo, deixando para trás os ressentimentos, ódios e rancores, abrindo-se para que as marcas e feridas do pecado sejam superadas, na alegria de ser de Deus. A Ressurreição não é uma ilusão, não é uma quimera; é uma estupenda realidade: "Eu sou a Ressurreição! Quem crê em mim, ainda que morto, viverá!" (Jo 11,25).


A Diocese de Oeiras e a Pascom Diocesana partilham das alegrias da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e deseja a todos os leitores, colaboradores e patrocinadores do informativo O Diocesano, uma feliz e abençoada Páscoa. O Senhor ressuscitou de verdade! Aleluia!

Editorial O Diocesano 25