quinta-feira, 8 de março de 2012

Quaresma: nos passos de Jesus


Momento do Ofício dos Passos - Igreja do Rosário

         Na Quaresma, que começa na quarta feira de cinzas e termina na quinta feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. Esse período nos é reservado para a reflexão e a conversão espiritual. Tempo de maior aproximação com Deus, um renascimento espiritual e pessoal, com o objetivo de sermos pessoas melhores e proporcionar o bem a todos.
       A partir dessa atitude Jesus é colocado no centro da vida humana, através de uma experiência pessoal com Ele, um desejo do íntimo do coração, pois só a partir desse encontro é que seremos capazes de amar, perdoar e encontrar sentido na vida tão cheia de percalços e desencontros. É uma oportunidade única de parar, rever as nossas ações e escolhas à luz da fé em Cristo que se entregou e morreu por amor a cada um de nós.
       Durante a Quaresma a Igreja do Brasil, através da CNBB(Conferência dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem como objetivo despertar o espírito comunitário e cristão do povo de Deus na busca de uma sociedade sem males. Neste ano com tema: Fraternidade e Saúde Pública e o lema: Que a saúde se difunda sobre a Terra, a Igreja convida todos os cristãos a se engajarem na luta contra as injustiças cometidas contra a vida, no tocante ao descaso com a saúde pública no Brasil e pela forma desumana com que são tratados os mais carentes.
       Estamos em um tempo de conversão, esta é a graça que o Senhor tem para nós neste tempo quaresmal. Permaneçamos firmes com a missão de vencer a morte que se apresenta de tantas formas, em nossas casas, na família e na sociedade. É preciso seguir os passos do Mestre em face ao sofrimento, provas e dores, pois quando enfrentamos na fé a via dolorosa dos sofrimentos, enfermidades, perdas, angústias e desilusões, aprendemos a buscar somente as coisas que são essenciais para a nossa vida.
        Sigamos os passos do Bom Jesus, pois “Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos” (I Pd 2, 21); e com Ele cheguemos à Vitória da Ressurreição.