terça-feira, 12 de abril de 2011

Bispo Diocesano reivindica ao Governador Wilson Martins melhorias para Oeiras

O bispo da Diocese de Oeiras, Dom Juarez Sousa em audiência no Palácio de Karnak na capital Teresina, solicitou ao Governador do Piauí Wilson Martins, algumas melhorias para o município de Oeiras que são de competência do Estado. A audiência aconteceu no dia 29 de março, onde o reverendo Dom Juarez entregou pessoalmente ao senhor governador, um ofício com as devidas solicitações.

Entre as reivindicações está a implantação de outros cursos no Campus da UESPI-Oeiras (Professor Possidônio Queiroz) como Turismo, Jornalismo, Agronomia, Enfermagem e Direito. A manutenção do Museu de Arte Sacra, no tocante a segurança do acervo e pessoal qualificado para receber melhor turistas e visitantes. Ainda a reforma do Centro Esportivo, a construção de uma Casa de Prevenção e recuperação para pessoas tóxico-dependentes, além da implantação do Centro Tecnológico do Piauí – IFPI e o esforço junto ao Governo Federal para a criação do Campus da Universidade Federal do Piauí.


Segundo Dom Juarez o ofício foi entregue em mãos e teve por parte do Governador Wilson, uma boa aceitação, demonstrando que atenderá as reivindicações que o povo de Oeiras merece. ”Acredito que foi um passo importante solicitar de sua excelência o que Oeiras precisa para caminhar com dignidade e altivez, pois o jovem merece viver em uma cidade que lhe ofereça condições de estudo e trabalho, bem como toda a sociedade oeirense que anseia por dias melhores, com a garantia do pleno exercício das políticas públicas”, completou Juarez.


A expectativa é que na Semana Santa, com a presença do Governador do Piauí nas cerimônias religiosas e procissões em Oeiras, algumas dessas reivindicações sejam atendidas e anunciadas pelo próprio governador.


Confira abaixo o Ofício nº 04/2011 na íntegra.

OFÍCIO 04/2011

Oeiras, 29 de março de 2011

Ao Exmo. Sr. Dr. Wilson Nunes Martins DD. Governador do Estado do Piauí Sr. Governador, Cumprimentamos V. Excia. manifestando nosso agradecimento pela solicitude ao nos receber em audiência.

Aproveitamos o ensejo para dirigir a V. Excia. algumas solicitações já feitas anteriormente, no dia 24 de janeiro do ano em curso, por ocasião de sua visita a Oeiras.

1. Museu de Artes Sacras de Oeiras. O Museu de Artes Sacras de Oeiras se encontra em precárias condições de segurança e de funcionamento em todos os seus aspectos. Solicitamos, pois de V. Excia.: 1) Revisão e cumprimento do Convênio entre o Governo do Estado do Piauí e Diocese de Oeiras; 2) Agilização junto a Secretaria Estadual de Cultura, IPHAN e Monumenta da execução do Projeto de reforma que a muito tempo tramita junto a esses órgãos, e ainda a contratação de pessoal qualificado para assistência e vigilância permanente. Isso não ocorrendo, com urgência, tendo em vista a situação emergencial supracitada, teremos que recolher as peças, para evitar danos ao patrimônio.

2. Casa de prevenção e recuperação de pessoas tóxico-dependentes e alcoólatras. Tendo em vista o alto contingente de pessoas, em sua grande maioria, jovens, nestas situações de risco, solicitamos de V. Excia., os recursos necessários para construção e manutenção da mesma, cujo projeto e orçamento já foram encaminhados ao Sr. ex-governador, Wellington Dias, que garantiu publicamente recursos para efetivação deste projeto. No entanto não tendo se efetivado no governo anterior, reiteramos a solicitação, pois a situação tende a se agravar.

3. Projeto de Desenvolvimento Integral – PDI: este Projeto está sendo executado pela diocese de Oeiras, em cooperação com outros entidades como o CEFAS, com o objetivo de implementar a agricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida de pequenos(as) agricultores(as) e trabalhadores(as) rurais, garantindo uma assessoria sistematizada e acompanhada a comunidades de 4 setores da diocese; a saber: 1) Setor Paes Landim, incluindo Socorro do Piauí e São Miguel do Fidalgo; 2) Setor Santo Inácio, incluindo Floresta, Campinas e Colônia do Piauí; 3) Setor Santa Rosa, incluindo Cajazeiras, Arraial e Francisco Aires; 4) Setor Várzea Grande, incluindo Tanque e Barra d’Alcântara. Para este trabalho contratamos e mantemos 04 técnicos agrícolas, um para cada setor, e a promoção de cursos e seminários de formação. No entanto, não dispomos de transportes para os necessários deslocamentos dos técnicos. Solicitamos pois, do senhor, em forma de parceria, apoio para a efetivação desses trabalhos, viabilizando o deslocamento de nossos técnicos.

4. Rodovia PI 143. Solicitamos que seja feita com urgência, reconstrução da referida rodovia, no trecho que liga Oeiras a Simplício Mendes, visto estar a mesma, em situação muito difícil de se trafegar trazendo graves danos e prejuízos aos habitantes desta região.

1. EDUCAÇÃO

a) A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Professor Possidônio Queiroz está sediada no antigo prédio da Escola Normal Presidente Castelo Branco. No último vestibular da instituição – Vestibular 2011 UESPI, só foram oferecidos apenas dois cursos: Licenciatura Plena em Pedagogia e História. A Universidade não atende as necessidades da juventude oeirense que quando possuem condições financeiras migram para outras regiões, centros universitários, para cursarem o que desejam. É preciso a reestruturação da UESPI em Oeiras. Aproveitamos a ocasião para sugerir alguns cursos viáveis para o Campus Prof. Possidônio Queiroz – Oeiras: Bacharelado em Turismo, Arquitetura, Jornalismo, Direito, Enfermagem, Administração e Agronomia.

b) Sugerimos ainda a criação de um Instituto Federal do Piauí - IFPI, antigo CEFET, que prepara o jovem para o mundo do trabalho, através de cursos profissionalizantes.

c) Faz-se necessária a reforma e restauração do Centro Esportivo de Oeiras, localizado no Conjunto Nogueira Tapety. É um espaço que está sob a tutela da 8ª Gerência Regional de Educação, e precisa de uma reforma para que as crianças e adolescentes da rede estadual de educação tenham onde praticar esporte. O espaço encontra-se destruído.

d) Seria de bom alvitre que o Governo do Estado do Piauí pleiteasse um Campus avançado da Universidade Federal, junto à Presidência da República, com o objetivo de atender a demanda de jovens que terminam o Ensino Médio em Oeiras e ficam sem oportunidade de ingressar no ensino superior.

Sem mais, aproveitamos o ensejo para certificar-lhe de nossas preces ao Senhor Deus da vida pela sua saúde e pelo bom êxito de seu trabalho; bem como para renovar nossos protestos de estima, consideração e agradecimento pela atenção dispensada.


Atenciosamente,


Dom Juarez Sousa da Silva

Bispo de Oeiras