segunda-feira, 23 de maio de 2011

Programação da Festa do Divino

Espírito Santo: Luz de Deus, Bandeira da Paz
Foto: Arquivo Galeria do Divino

23 a 28 de maio - Peregrinação da Imagem do Divino Espírito Santo pelos bairros da cidade

02 de junho - Missa de abertura do Festejo do Divino na Casa da Família Rêgo

03 a 11 de junho - Novena do Divino na Catedral de Nossa Senhora da Vitória

05 de junho - Missa da Coroação do Divino

12 de junho - Festa de Pentecostes

Realização: Diocese de Oeiras e Paróquia de Nossa Senhora da Vitória
Patrocinadores da Festa: Família Rêgo

Escola Farmacêutico João Carvalho realiza Projeto 'Conhecendo Minha Cidade'

Os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho participam durante o mês de maio, do Projeto Conhecendo Minha Cidade. O projeto é coordenado pelo professor de História e Jornalista Pedro Freitas Júnior, e consiste em Aula passeio pelo Centro Histórico da cidade, pesquisa sobre a história e a cultura oeirense, confecção de portfólios e murais, bem como a apresentação de slides, a partir das descobertas e percepções dos alunos. Os trabalhos tiveram início no domingo(15) com aula passeio, guiada pelo professor Júnior Viana que é condutor de visitantes, com previsão de término na última semana de maio, com a apresentação dos trabalhos.

Segundo o Professor Pedro Freitas Júnior, conhecer a história de Oeiras é andar por cada rua e beco da velha cidade, percebendo aquilo que muitas vezes não somos capazes de ver, seja uma ruela, um monumento ou um casarão que simboliza a nossa identidade cultural. Somente através do conhecimento que nos sensibiliza, podemos valorizar e amar. “Há alguns dias o Centro Histórico de Oeiras foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, e é preciso que a sociedade tome conhecimento da importância desse fato, principalmente as gerações mais novas, para que sejam guardiãs da memória cultural e histórica de nossa cidade”, disse Pedro Júnior.

Para a aluna Beatriz Moura da 8ª série do Ensino Fundamental, conhecer a história de Oeiras dessa forma é diferente e divertido, pois percebemos em cada ponto histórico, em cada monumento e rua a história viva e presente. “Passamos a manhã do domingo conhecendo o Centro Histórico de nossa cidade e todas as vezes que passarmos agora por esses pontos históricos lembraremos da sua importância para a história de Oeiras”, concluiu Beatriz.

Os trabalhos tiveram início no domingo(15) com aula passeio, guiada pelo professor Júnior Viana que é condutor de visitantes, com previsão de término na última semana de maio, com a apresentação dos trabalhos.

MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL TERRA PIAUÍ E NO MURAL DA VILA

Projeto 'Conhecendo Minha Cidade'