terça-feira, 14 de abril de 2009

Eu vi Bom Jesus...

Todo oeirense é um pouco louco e um pouco poeta. Sendo assim, resolvi postar simples poema que me veio à mente, quando acompanhava a procissão do Bom Jesus pelas ruas tortas, quase na penumbra, caminhando, refletindo de cabeça baixa, sempre olhando os meus passos sobre o paralelepípedo solto e esburacado da minha cidade e pensando Oeiras.

Eu vi Bom Jesus...
Seguindo sua sina pelas ruas de Oeiras
Carregado por "Homens Bons"
Arrastando céticos e crentes

Eu vi Bom Jesus
Olhando a multidão tão silencioso e triste
Observando a arrogância mafrensina
Tão visível na tradição dos andores

Eu vi Bom Jesus
Enganando seus algozes na penumbra dos becos
Tão escuros quanto o rancor que usamos como escudo
E ainda assim vestimos roxo

Eu vi Bom Jesus
Na alma simples do romeiro
No coração do oeirense

Um comentário:

Sânia Mesquita disse...

Parabéns pelo blog, Júnior!
Também não poderia deixar de parabenizá-lo pelo belo poema: SENSÍVEL, DEVOTADO e CRÍTICO, refletindo a essência de seu autor.
Abraços carinhosos e que Bom Jesus acompanhe sempre seus passos.
Sânia