terça-feira, 21 de abril de 2009

A História em ruínas!

Foto aérea do Centro Histórico de Oeiras - PI


O jornal Diário do Povo on-line, trouxe na coluna Opinião, de hoje terça-feira(21), o artigo "Salvem a Pensão Portela", de autoria do médico e historiador Dr. Dagoberto de Carvalho Jr. O referido artigo conclama o poder público e a família Portela para juntos, salvarem o casarão que fica no cruzamento da rua Presidente Getúlio Vargas com a rua Cônego João, no Centro Histórico de Oeiras e se encontra quase em ruínas.
O solar oitocentista foi no passado a Pensão Portela e é uma riqueza arquitetônica da nossa "velha urbe". Eu sou vizinho do casarão e todos os dias lamento tamanho descaso, ao mesmo tempo eu e os demais moradores, estamos todos inseguros, pois a qualquer momento o casarão pode ruir, prejudicando as demais residências que estão próximas.
Esperamos que o chamamento evidenciado pelo artigo do historiador oeirense e enfatizado pelo "blog flor de passo", possa surtir efeito. Afinal, não é mais concebível deixar que imóveis antigos sejam dilacerados pela falta de sensibilidade, bem como colocar em risco, a vida de pessoas que moram próximas ao casarão.
Não podemos deixar que a História de Oeiras seja reduzida a escombros e ruínas. "Salvem a Pensão Portela!"

Nenhum comentário: