quarta-feira, 5 de março de 2014

Quaresma: caminho para a Páscoa

Tela: Bom Jesus dos Passos - Artista: Evandro Veras
Propriedade: Pedro Dias de Freitas Júnior

"Celebremos a Páscoa, não com o velho fermento, nem com o fermento da malícia e da perversidade, mas com os pães sem fermento, isto é, na pureza e na verdade". (1 Cor 5,8)

A quaresma é, por excelência, um tempo batismal. Constitui-se num valioso itinerário de fé e adesão crescente, consciente e livre, ao projeto de Jesus. Nossa vida torna-se, então, uma oferta de louvor, um sacrifício espiritual que apresentamos continuamente ao Pai, em união com Jesus, o servo pobre e sofredor. E, assim, por ele, com ele e nele o Pai seja louvado e glorificado. É um convite a todos os cristãos para engajarem-se na esperançosa luta pela conquista dos direitos sociais, refletida na Campanha da Fraternidade 2014 – “Fraternidade e Tráfico Humano”. Tempo oportuno para compartilharmos valores, sabedoria, conhecimentos e formas de ver a realidade.

Cada celebração deve ser uma forte experiência desta caminhada pascal, para que possamos fazer de nossa vida uma páscoa contínua. Dentre as diversas práticas quaresmais que a Igreja nos propõe, a vivência da caridade ocupa um lugar especial. Assim nos recorda São Leão Magno: "esses dias de quaresma nos convidam de maneira urgente ao exercício da caridade; se desejamos chegar à Pascoa santificados em nosso ser, precisamos ter um interesse especialíssimo na aquisição desta virtude, que contém em si as demais e cobre multidão de pecados".

Esta vivência da caridade deve ser vivida de maneira especial com aqueles a quem temos mais próximos, no ambiente concreto em que nos movemos. Assim, vamos construindo no outro "o bem mais precioso e efetivo, que é o da coerência com a própria vocação cristã". (João Paulo II)

Façamos da Quaresma um verdadeiro caminho para a Páscoa, seguindo os passos de Jesus, com testemunho e fé. Aproveitemos esses dias de retiro espiritual para rezar, para conversar com Deus, meditando sua palavra, aplicando-a na vida, nos costumes e ações, na pureza e na verdade.

Pascom Diocesana!

Informativo O Diocesano 24

Nenhum comentário: