domingo, 14 de julho de 2013

UMA NOVA PARÓQUIA

          

A Igreja é chamada a reinventar a vida comunitária para além da territorialidade paroquial, sendo presença onde as pessoas, por várias razões, estão radicadas. Tornar a Igreja uma comunidade de comunidades é o desafio. Novas comunidades territoriais já estão nascendo em condomínios fechados, edifícios, conjuntos habitacionais e bairros, independentes de proximidade de alguma construção religiosa. São os novos espaços de evangelização: catequese, círculos bíblicos e grupos de oração.

Para Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio, a renovação da paróquia é fundamental para a Igreja enfrentar os desafios pastorais, a missão, enfim, evangelizar, levar a boa nova de Jesus Cristo a todas as pessoas, formando pequenos núcleos pastorais, como células vivas da grande mãe chamada de paróquia.

Dentro desse contexto de mudanças à luz do Documento de Aparecida e da 51ª Assembleia Geral da CNBB, a diocese de Oeiras vem promovendo uma reflexão, para que nossas paróquias sejam comunidade de comunidades, renovadas no ardor missionário e na ação pastoral.


A recém-criada Paróquia Nossa Senhora do Rosário na cidade de Oeiras, é um forte exemplo dessa ação evangelizadora que a Igreja no Brasil quer atingir, como lugar de acolhida, orientação, ajuda espiritual e material, onde todos devem encontrar o Cristo Ressuscitado. Uma nova paróquia, casa por excelência de todos os fieis.

EDITORIAL 'O DIOCESANO 21'

Nenhum comentário: