terça-feira, 27 de agosto de 2013

Exposição Símbolos de Fé


Oeiras, situada nos “Sertões de Dentro do Piauí”, possui uma riqueza cultural, histórica e religiosa, traduzida em seus monumentos, nas manifestações de fé e no cotidiano, impregnado de uma mística, proveniente de uma forte religiosidade.

A presença de símbolos dessa fé estão presentes de forma concreta na geografia da cidade, com seus becos apertados, que há séculos presenciam romarias e procissões, e na ereção de ícones da fé católica, cravado nos morros que circundam a cidade. São símbolos provenientes da história da “Velha cidade”, que tem seus dias ordenados pela liturgia da Igreja, implantada nestas terras, no século XVII, quando da criação da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Brejo da Mocha.

O símbolo num contexto cultural possui valor evocativo, mágico ou místico. Insígnia e formulário de fé das Igrejas cristãs para uso dos fiéis, que usam tal alegoria para retratar uma realidade espiritual, através de sinais e símbolos perceptíveis pelos sentidos. Assim são os estandartes e bandeiras usados nas procissões dos santos padroeiros, e nas grandes festividades religiosas em Oeiras, como forma de devoção.

A flâmula romana que conduz os peregrinos e promesseiros na procissão do Bom Jesus dos Passos, a bandeira do Divino que realça o cortejo e é motivo de reverência pelos devotos, e o estandarte de Nossa Senhora da Vitória, padroeira do Piauí; são exemplos dessa simbologia, que retrata o sagrado e provoca a fé de homens e mulheres no sertão do Piauí. Onde as alegrias e os desafios diários, são vivenciados em cada celebração, pois erguer e seguir uma bandeira ou estandarte do santo de devoção simboliza levantar a bandeira da esperança e da paz.


Visitar a exposição “Símbolos de Fé” é vivenciar a devoção de um povo, que sertanejamente cumpre os dias, na certeza de que a proteção divina caminha com ele, simbolicamente presente na insígnia de seu santo protetor e na louvação traduzida no hino católico: “É bonita demais, é bonita demais, a mão de quem conduz a bandeira da paz”.

Local da exposição: Museu de Arte Sacra - De 14/08 a 30/09 de 2013.
Curadores: Cassandra Yara Lopes Barroso e Pedro Dias de Freitas Júnior

Nenhum comentário: